Orientações BPA

Fórum de discusão sobre o registro das informações e seus instrumentos de captação

Moderadores: leandro.panitz, dogui, viniciuspc, virginia.lucas, fabricio pires, daianearaujo

berevinski
Membro Novato
Membro Novato

Orientações BPA

Mensagem por berevinski » Sáb Jan 26, 2013 12:56 am

Olá pessoal, estou com algumas dúvidas.

A situação é a seguinte: o funcionário que digitava o ambulatório no BPA Magnético faleceu no início do mês e ficamos com tudo parado.
Por conta disso já não conseguimos entregar a produção de dezembro e agora eu estou tentando fazer dezembro e janeiro, mas como não tenho nenhuma base neste sistema gostaria de algumas orientações, principalmente em relação a produção consolidada, existe uma tabela específica? Devo colocar a idade exata de cada paciente ou a faixa etária? Outra questão, no individualizado devo separar uma folha para cada profissional diferente? Se sim devo fazer isso no consolidado também? Outra coisa, posso digitar os meses 12/2012 e 01/2013 tudo junto na competência 01/2013 e enviar um arquivo só?
Existe um manual ou portaria com alguma orientação passo a passo para a digitação? Não parece ser muito complicado mas não quero entregar a produção recheada de erros.

Enfim, estou meio perdido e com muito serviço pra fazer. Se alguém puder me ajudar agradeço muito.

Leiko Miyoshi
Membro Intermediário
Membro Intermediário

Re: Orientações BPA

Mensagem por Leiko Miyoshi » Ter Jan 29, 2013 9:29 am

A tabela BDSIA deve ser da competência. Faça download no site do datasus, coloque dentro da pasta BPAMAG, extraia os arquivos e no menu 'operação' do BPAmag selecione 'importar tabelas nacionais do Kit BPA'. Quando carregar a tabela , feche o programa e abra novamente e no canto inferior a esquerda constará a versão da tabela carregada. No consolidado a idade deve ser para grupos de atendidos com a mesma idade. Exemplo 10 consultas da atenção básica para crianças de 4 anos. No individualizado a lógica é mesma sequência para cada CNS. Então para cada CNS pode iniciar folha 01. No consolidado os procedimentos são agrupados por CBO. Não é permitido repetir na mesma folha a mesma produção.
Quanto a produção atrasada ( dezembro), voce deve manter o programa na competencia de janeiro ( ver inferior a esquerda) e no quando abrir para digitação o mês de referencia trocar para dezembro. ( já vem de defaut Janeiro).Ai quando exportar o arquivo terá 2 competencias. lembrando que produção atrasada de ser de até 3 meses. (Mês atual mais 3).
Tem uma manual simplificado dentro do BPAMag_ arquivo em doc. ( FRM GPSL PDS manual)

Leiko

berevinski
Membro Novato
Membro Novato

Re: Orientações BPA

Mensagem por berevinski » Ter Jan 29, 2013 2:10 pm

Leiko, muito obrigado pelas orientações. Me ajudou bastante.
Gratro.

Responder

Voltar para “Captação do Atendimento Ambulatorial SUS [BPA/APAC]”