LMC e dificuldade

Fórum de discusão sobre o registro das informações e seus instrumentos de captação

Moderadores: leandro.panitz, dogui, viniciuspc, virginia.lucas, fabricio pires, daianearaujo

melakhi
Membro Avançado
Membro Avançado

LMC e dificuldade

Mensagem por melakhi » Ter Dez 27, 2011 9:24 am

BOM DIA , veja se alguém pode me ajudar nisso:

Com a portaria 90, e os percentuais para tratamento de LMC estou tendo a seguinte situação

tenho prestador que faz o tratamento de fase transformação e blástica

Mas tenho no meu ambulatorio municipal hematologista concursado que faz o tratamento das fases crônicas, além de pacientes que fazem o tratamento em consultórios particulares com hydrea etc...

Agora quando esses pacientes vão para fase tx ou blastica - eles encaminham para o prestador.

Bem estamos com problemas de percentuais pois esses ptes em fase crônica não emitem APAC quando em tratamento no ambulatorio municipal ou no consultorios. Como faço?

grato
Douglas Koga
Médico Auditor
Piracicaba - SP
Cirurgião do Ap. Digestivo e Coloproctologista

vanderlei soares moya
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: LMC e dificuldade

Mensagem por vanderlei soares moya » Qua Dez 28, 2011 2:35 pm

Douglas, acredito que o município terá grandes problemas, pois, conforme o MS todo tratamento de Câncer pelo SUS deve ser realizado em hospitais habilitados como UNACON ou CACON. inclusive, o DENASUS publicou o protocolo para auditoria desses serviços e o MS apresentou o ofício circular conjunto DRAC/DAE/MS nº 275 com recomendações para as secretarias de saúde que tem sob gestão hospitais habilitados em onco.

Se permite, fiquei om dúvidas na sua questão:
Se não é aberta APAC, como esses pacientes tem acesso a medicação ( imatinibe) ?
Por que o prestador não atende o paciente em fase crônica ?
Os pacientes em tratamento ( no SUS ) seguem o protocolo estabelecido pela portaria 659/2008 ?

Acredito que o caminho da solução passa pela reestruturação dessa rede.

melakhi
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: LMC e dificuldade

Mensagem por melakhi » Qua Dez 28, 2011 3:33 pm

Então:

Eu tenho 2 hospitais UNACON aqui. Tudo certo até ai.
Mas segundo apurei tenho pacientes com hematologistas concursados na rede municipal que tratam fase cronica com hydrea (não com glivec) e depois que passam para fase de transformação ou fase blástica é que vão para as unidades de cáncer. Pode ser que haja discussão técnica aqui, mas não é o caso em voga.

Com certeza tenho que reestruturar a rede... mas até lá.... que faço com os pacientes?

grato
Douglas Koga
Médico Auditor
Piracicaba - SP
Cirurgião do Ap. Digestivo e Coloproctologista

Responder

Voltar para “Captação do Atendimento Ambulatorial SUS [BPA/APAC]”