CRÍTICA ALTA DIRETO DA UTI / CÓDIGOS PERMITIDOS

Fórum de discusão sobre o registro de informações hospitalares e seus instrumentos de captação

Moderadores: viniciuspc, sergiosilva, virginia.lucas, Carolina Lucena

glambert85
Membro Avançado
Membro Avançado

CRÍTICA ALTA DIRETO DA UTI / CÓDIGOS PERMITIDOS

Mensagem por glambert85 » Seg Fev 02, 2015 1:49 pm

Boa Tarde,

Qual é o Critério que é usado para a Crítica dos Procedimentos em Relação a Transferência / Alta direto da UTI??
0303060280 - NO SIGTAP na aba 'Atributo Complementar' há o código '011-Permite alta direta da UTI'

Além de outros CÓDIGOS a Versão Atual não está aceitando cobrar -> Criticando as AIHS, conforme anexo.
Aguardo uma resposta...

Obrigado pela Atenção!

Atenciosamente,

Gabriel Lambert
Anexos
AIH ALTA DIRETO DA UTI 03030602800001.jpg
CASO DE EXEMPLO ALTA DIRETO DA UTI
AIH ALTA DIRETO DA UTI 03030602800001.jpg (211.11 KiB) Exibido 1294 vezes

Ghost01
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: CRÍTICA ALTA DIRETO DA UTI / CÓDIGOS PERMITIDOS

Mensagem por Ghost01 » Ter Fev 03, 2015 7:01 am

A critica que aparece é essa que está no relatório? Se for o problema e referente a você está cobrando um dia de UTI a mais, ou seja se o paciente em questão saiu de alta nesse dia 26, você não poderia cobrar o dia completo dele na UTI. Ou seja se o paciente se internou dia 22 e saiu dia 26, são 5 dias de permanência porém até onde eu sei só pode cobrar 4 pois o ultimo e considerado alta e para a critica não conta como período de internamento. Corrijam-me se estiver errado.
Fábio Luciano
Faturista no Hospital Maternidade Dr. João Carlos Meireles Paulilo
Alagoinhas - Bahia

glambert85
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por glambert85 » Ter Fev 03, 2015 7:35 am

Ghost01 escreveu:A critica que aparece é essa que está no relatório? Se for o problema e referente a você está cobrando um dia de UTI a mais, ou seja se o paciente em questão saiu de alta nesse dia 26, você não poderia cobrar o dia completo dele na UTI. Ou seja se o paciente se internou dia 22 e saiu dia 26, são 5 dias de permanência porém até onde eu sei só pode cobrar 4 pois o ultimo e considerado alta e para a critica não conta como período de internamento. Corrijam-me se estiver errado.
Sim, sei que a Alta não é cobrada.
Mas se o Procedimento permite cobrança "ALTA DIRETO DA UTI" não deveria aceitar a cobrança desse último dia???
Se não, qual é a utilidade desse 'Atributo Complementar'???

Então, nem deveriam ter colocado ele nos Procedimentos.

Já que se um Paciente fica internado 10/01 e sai 16/01 fica na UTI do dia 11/01 a 16/01 cobra-se 6, OK!
Mas e se ele ficar na UTI 10/01 a 16/01 cobra-se 6 tbm?
Mesmo o Procedimento permitindo 'alta direto da UTI'???

SOLANGE ALMEIDA
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por SOLANGE ALMEIDA » Sex Fev 06, 2015 9:34 am

Olá, bom dia

o que eu entendo é que seria 5 dias se o paciente tivesse sido transferido ou óbito, mas ele só ficou 4 dias e o procedimento permite alta direto da UTI, daí a cobrança dos 4 dias na UTI, senão teria que informar um dia de leito.

Andreola
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Andreola » Sex Fev 13, 2015 3:23 pm

Eu creio que esse atributo é só para fins de auditoria.

Normalmente um paciente após alta da UTI permaneçe na enfermaria por no mínimo mais 01 dia antes da alta hospitalar. Quando o paciente sai de alta hospitalar direto da UTI alguns auditores glosam a última ou as duas últimas diárias de UTI por entenderem que se esse paciente saiu direto da UTI pra casa é pq não tinha necessidade dele estar ocupando um leito de UTI. Já nos procedimentos com o atributo citado eles não podem fazer isso.

Responder

Voltar para “Captação do Atendimento Hospitalar SUS [SISAIH01]”