como definir tipo de unidade no CNES???

Fórum de discusão sobre o cadastro nacional de estabelecimentos de saúde públicos e privados

Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa, crispim, michael.diana, Priscila Neto

Patricia Espindola
Membro Avançado
Membro Avançado

como definir tipo de unidade no CNES???

Mensagem por Patricia Espindola » Qua Ago 08, 2012 1:04 pm

Com constantes mudanças no CNES, fiquei com dúvidas, antes considerava um centro de especialidades uma unidade que tivesse os serviços além de clinica, pediatria e gineco, como temos aqui, com psicólogo, psiquiatra, dermato, cardio, medico ultrassonografista, fono, enfermeiros, assistente social, etc, com a versão 2760 temos que vincular a um subtipo... que varia de ambulatorial em reabilitação, até o nível 3 (com 3 ou mais serviços habilitados...) fiquei na dúvida, porque não temos caps aqui, e é feito o trabalho de saúde mental nessa unidade voltado em parte à reabilitação, assim como temos outra unidade especifíca que realiza somente fisioterapia... como fica esses cadastros, não é unidade mista, não pode ser policlínica, mas também não é centro de saúde/unidade básica...
também temos uma unidade que funciona junto com uma escola especial, onde os pacientes são somente os alunos com deficiências, e nela temos fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo, médico neurologista, que tipo de unidade será essa agora??? subtipo CER3 ou não tem nada a ver com essa nova classificação? Se não, qual a correta?
buscando no leia-me só vejo mudanças falando a respeito dos novos vínculos relacionados à 'saude da família', os diversos tipos de equipe agora vinculado como centro de saúde... mas e como ficam casos como citei acima? Será possível o Ministério criar uma tabela no próprio leia-me, como fazem com as 'novidades' segundo rege as portarias vigentes, mas especificando o que cabe a cada tipo de estabelecimento?
Patricia - SMS SANTA ISABEL - SP - UAC

Andrea Tudela
Membro Novato
Membro Novato

Re: como definir tipo de unidade no CNES???

Mensagem por Andrea Tudela » Qui Ago 09, 2012 11:21 am

Caros colegas:
Aproveitando o tópico sobre Tipo de Unidade, também temos uma dúvida em Sorocaba, ao cadatrar uma Unidade APAE qual o Tipo de Unidade deve ser usado? Andei verificando alguns cadastros no site do CNES somente no estado de São Paulo e vi que não existe um padrão, pois encontrei as seguintes unidades: Clínica /Centro de Especialidade, Centro de Saúde/Unidade Básica, Unidade de Apoio Diagnose e Terapia (SADT isolado), Consultório isolado e Policlínica. Então qual é o correto?
Grata!

Andréa Tudela Del Mastre

SCNES e Faturamento Hospitalar

Secretaria da Saúde de Sorocaba

"Use a sua inteligência para praticar o bem, logo, teremos um mundo melhor."

Autor Desconhecido

MARLI PAVANI
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por MARLI PAVANI » Ter Ago 14, 2012 2:53 pm

Prezados colegas.

Também tenho esta dúvida. Tenho vários estabelecimentos criticados após a portaria SAS 706 e a versão 2.7.60.
Pela descrição na tabela de tipo de unidade no manual do SCNES " Clínica Especeializada/Amb Especializado: Clínica Especializada destinada à assistência ambulatorial em apenas uma especialidade/área da assitência. (Centro Psicossocial?Reabilitação, etc..).
Esta descrição irá mudar??
Terá um novo Manual do SCNES, pois o último Manual que tem no site(2006) continua igual a descrição acima.
Tenho 54 páginas com a crítica " Estabelecimento sem subtipo". Se coloco o subtipo "Outros", vai pedir algum serviço/classificação. Se por exemplo é uma clínica com cardiologista que realiza apenas consulta, não tenho como informar nenhum serviço/classificação.
Tenho que alterar o tipo então para consultório isolado??
Se em uma clínica com CNPJ e vários médicos na mesma especialidade mas também não realiza nenhum exame que pede serviço/classificação, qual tipo de estabelecimento devo usar???
São muitas dúvidas.
Espero receber orientações, pois temos até a competência outubro para corrigir estas advertências que passarão para consistência.

Marli Pavani
Secretaria Municipal de Saúde
São José do Rio Preto SP

Andrea Tudela
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Andrea Tudela » Qui Ago 16, 2012 9:56 am

Segue a resposta da Equipe CNES sobre o como definir o tipo de estabelecimento para APAE

Prezada Andrea,

Bom dia.

No sistema CNEs não existe uma regra de negócio que especifique qual o tipo de estabelecimento devem ser cadastradas uma APAE ou mesmo um tipo específico de estabelecimento APAE.

Então, realizando uma consulta no site, buscando estabelecimentos cadastrados com descrição APAE, observamos que esses sçao, em geral, cadastrados como Policlínica, Clínica/Centro de Especialidade, Consultório Isolado...

Acredito, o seu município poderia analisar qual a melhor forma de padronizar esse tipo de cadastro para estabelecimento tipo APAE.

Espero que tenha ajudado.

EQUIPE CNES

Alzira Falcão

carmencsb
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por carmencsb » Qui Ago 16, 2012 9:59 am

Minha dúvida é quanto ao subtipo para Centro de Fisioterapia!
Carmen
Itapiúna-CE.

Responder

Voltar para “Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde [CNES]”