VERSÃO SCNES 3.0

Fórum de discusão sobre o cadastro nacional de estabelecimentos de saúde públicos e privados

Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa, crispim, michael.diana, Priscila Neto

ContasMedicasJaperi
Membro Avançado
Membro Avançado

mudanças??

Mensagem por ContasMedicasJaperi » Seg Ago 15, 2011 3:33 pm

Boa tarde!!

Gostaria de saber como vai ficar o scnes??pelo que eu vi na videoconferencia o txt será gerado pela base federal via web...e como fica a base local??? e quais serão as mudanças?? e para quando??
Porque da captação e do processamento já sabemos a previsão, a minha preocupação e acho que de alguns colegas tambem
que a maioria dos municipios pequenos é uma pessoa só para todo fechamento de todos os programas...e ainda temos que passar para os prestadores...e as unidades´públicas.....

att
Silvia Rangel
Aux Administrativo
SMS Japeri - Rj

Marcelo Lopes
Membro Avançado
Membro Avançado

Re: mudanças??

Mensagem por Marcelo Lopes » Seg Ago 15, 2011 4:40 pm

Sílvia,

Pelo que entendi, a partir de Janeiro/2012, a base do CNES será a disponível no site.
O cadastro de estabelecimentos de saúde deverá ser atualizado normalmente durante o mês (lembro de as atualizações são prévias ao faturamento).
No início de Fevereiro/2012, quando faremos o processamento, o Ministério da Saúde irá disponibilizar a base de dados do CNES para o processamento.
Marcelo Lopes

“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.

Carlos7L
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Carlos7L » Ter Ago 16, 2011 9:18 am

E como será disponibilizada essa base para as regionais? Terá alguma funcionalidade que separa só os municípios de uma regional e inclui somente estabelecimentos de gestão estadual e dupla?

admhfats
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por admhfats » Ter Ago 16, 2011 9:22 am

Com certeza tera esta funcionalidade sim.
Atenciosamente,
Mario
Diretor Técnico
AGS Consultoria
Ibiraci-MG

Marcelo Lopes
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Marcelo Lopes » Ter Ago 16, 2011 12:05 pm

Eu não tenho certeza disso.
Pelo que sei a versão 3.0 não está prevendo Regional de Saúde.
Foi uma excelente lembrança.
Precisamos questionar o Ministério da Saúde sobre a disponibilização da base nacional do SCNES por Regional de Saúde.
Marcelo Lopes

“No Brasil, não precisamos de mais leis. Precisamos de homens, principalmente homens públicos, que observem as leis existentes.” Marco Aurélio Melo, ministro do Supremo Tribunal Federal.

Monte Alto
Membro Recente
Membro Recente

Mensagem por Monte Alto » Ter Ago 16, 2011 3:11 pm

Precisamos saber qual a configuração ideal dos computadores que irão trabalhar com o SISRCA.
Obrigado

:D

luanna.costa
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por luanna.costa » Ter Ago 16, 2011 4:10 pm

Marcelo Lopes escreveu:Eu não tenho certeza disso.
Pelo que sei a versão 3.0 não está prevendo Regional de Saúde.
Foi uma excelente lembrança.
Precisamos questionar o Ministério da Saúde sobre a disponibilização da base nacional do SCNES por Regional de Saúde.
Prezados,

Estamos trabalhando no desenvolvimento da versão SCNES 3.0 e prevemos sim as regionais, distritos e também os estabelecimentos de saúde (prestadores de saúde). Solicitamos que aguardem, teremos em breve uma Oficina para discutir a nova versão do SCNES.

Att,

Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS
SAF Sul Ed. Premium Torre II 3º andar sala 303
CEP: 70.070-600
Fone: (61) 3306-8473
Fax: (61)3306-8431

Acesse o site: http://cnes.datasus.gov.br
Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS

Acesse a Wiki CNES disponível no site: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.ph ... _principal

admhfats
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por admhfats » Qua Ago 17, 2011 1:07 pm

Obrigado Luanna pelas informações.
Atenciosamente,
Mario
Diretor Técnico
AGS Consultoria
Ibiraci-MG

Marcelo Lopes
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Marcelo Lopes » Qua Ago 17, 2011 4:30 pm

Luanna,

Ótima notícia sobre a versão 3.0 do SCNES considerar as Regionais de Saúde.

Marcelo
Marcelo Lopes

Carlos7L
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por Carlos7L » Qui Ago 18, 2011 11:28 am

Outra mudança que poderia ser avaliada é sobre a data de encerramento da competência do CNES, que poderia parecida com a data de fechamento da captação da produção, encerrando no início mês e antecedendo o processamento, e ao encerrar a competência seria gerada a base TXT.
É meio confuso relação data da alteração e a competência na qual foi realizada, por exemplo, se cadastrar um profissional no dia 15 de agosto, no CNES ele entra como sendo da competência julho e se gerar o TXT para o SIA após essa inculsão, ele entrará no movimento da competência julho, porém a produção real dele só ocorrerá em agosto. Essa situação ocorreu com um municipio e ele perguntou se deveria esperar o CNES mudar a competência para fazer seu cadastro.
Dessa forma seria também interessante porque o transmissor ficaria aberto para envio de exportações do CNES por volta da metade mês até o seu final, facilitando as alterações que antecedem o processamento.

Carlos

ContasMedicasJaperi
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por ContasMedicasJaperi » Qui Ago 18, 2011 11:37 am

olá Carlos!!

Boa sugestão, eu também acho que a competência do SCnes deveria estar de acordo com mês...Eu tenho exemplo uns do municipio que trabalho ele é gestão dupla, entao para entregar o faturamento eu gero o txt de 07 no começo do mês...depois eu não posso fazer mudanças de profissionais que estao na unidade de gestao dupla porque vai ficar diferento do arquivo que enviei, só nas unidades basicas....entao como acontece agora os profissionais que tenho que alterar são de gestão dupla, para adiantar vou digitar na comp de julho mas não vou gerar nada, até virar a comp de agosto...senão o serviço acaba ficando muito em cima da hora....o de agosto já poderia sair ....deveria antecipar a data para colocar o cnes na competência correta...........

att
Silvia Rangel
Aux Administrativo
SMS Japeri - Rj

luanna.costa
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por luanna.costa » Qui Ago 18, 2011 5:47 pm

Carlos7L escreveu:Outra mudança que poderia ser avaliada é sobre a data de encerramento da competência do CNES, que poderia parecida com a data de fechamento da captação da produção, encerrando no início mês e antecedendo o processamento, e ao encerrar a competência seria gerada a base TXT.
É meio confuso relação data da alteração e a competência na qual foi realizada, por exemplo, se cadastrar um profissional no dia 15 de agosto, no CNES ele entra como sendo da competência julho e se gerar o TXT para o SIA após essa inculsão, ele entrará no movimento da competência julho, porém a produção real dele só ocorrerá em agosto. Essa situação ocorreu com um municipio e ele perguntou se deveria esperar o CNES mudar a competência para fazer seu cadastro.
Dessa forma seria também interessante porque o transmissor ficaria aberto para envio de exportações do CNES por volta da metade mês até o seu final, facilitando as alterações que antecedem o processamento.

Carlos
Realmente, estas datas geram confusão e merecem uma melhor discussão.

Att,

Luanna Costa
CGSI/DRAC/SAS/MS
Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS

Acesse a Wiki CNES disponível no site: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.ph ... _principal

admhfats
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por admhfats » Sex Ago 19, 2011 7:23 am

Realmente do jeito que está o cronograma do CNES, ele está valendo somente para o sistema SIAB que possui o mesmo periodo, ou seja, a competência 07/2011 do SIAB onde a data de inicio é 20/07/2011 e final 19/08/2011. Na minha opinião deveria ter uma portaria definindo um período inicial e final igual para todos os sistemas .
Atenciosamente,
Mario
Diretor Técnico
AGS Consultoria
Ibiraci-MG

luanna.costa
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por luanna.costa » Qui Ago 25, 2011 10:30 am

Prezados senhores,

Esta discussão sobre a data da competência é válida, irei apresentar à toda a equipe para discussão. Aproveito a oportunidade para solicitar o envio de sugestões que visem o aprimoramento da ferramenta do SCNES, este é um excelente momento para levantarmos esta discussão.

Atenciosamente,

Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS
SAF Sul Ed. Premium Torre II 3º andar sala 303
CEP: 70.070-600
Fone: (61) 3306-8473
Fax: (61)3306-8431

Acesse o site: http://cnes.datasus.gov.br
Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS

admhfats
Membro Avançado
Membro Avançado

Mensagem por admhfats » Sex Ago 26, 2011 8:09 am

Muito bom Luanna estar abrindo esta oportunidades de opinião. Vou tentar explicitar uma sugestão. Hoje os sistema de processamento cruzam informações com a competência do SCNES. A partir que a portaria 380 estiver valendo a maioria dos procedimentos passaram a ser individualizados, na minha opinião os sistemas de processameto deveriam cruzar informação com a Data Inicial(Entrada) e Final(Desligamento) das informações no SCNES, tanto para CBO, serviço classificação (Que acho que deveria ter data inicial e final como tem hoje a vinculação dos profissionais), Habilitação, etc.
Atenciosamente,
Mario
Diretor Técnico
AGS Consultoria
Ibiraci-MG

Responder

Voltar para “Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde [CNES]”