Mudar tipo de equipe de EACS para ESF
Moderadores: Rafael.Martins, luanna.costa, crispim, michael.diana, Priscila Neto
- Carlos7L
- Membro Avançado

Mudar tipo de equipe de EACS para ESF
Quais são os procedimentos corretos para alterar uma equipe do tipo EACS para o tipo ESF? Incluindo também os caso com Saúde Bucal. Acho muito importante esclarecer estas operações envolvendo equipes, principalmente esse caso de ESF e EACS. Seria interessante alguma nota técnica do MS com os passos corretos para estas operações, dessa forma estaríamos trabalhando de forma correta e segura.
Re: Mudar tipo de equipe de EACS para ESF
E só incluir o tipo de serviço no modulo conjunto e mudar o tipo da euquipe depois incluir os profissionais obrigatórios.
obs. talvez precise primeiro excluir a equipe de pacs na base nacional para depois compor nova equipe.
Márcia Valim
obs. talvez precise primeiro excluir a equipe de pacs na base nacional para depois compor nova equipe.
Márcia Valim
-
marcelus36
- Membro Avançado

concordo o MS deveria criar uma apostila com todo o passo a passo , por que tem sempre uma coisinha ou outra que não da certo nesse processo , é bom sempre estar em contato com a Regional do municipio pra saber qual é a burocracia pra esse tipo de mudança .
-
luanna.costa
- Membro Avançado

Prezado,marcelus36 escreveu:concordo o MS deveria criar uma apostila com todo o passo a passo , por que tem sempre uma coisinha ou outra que não da certo nesse processo , é bom sempre estar em contato com a Regional do municipio pra saber qual é a burocracia pra esse tipo de mudança .
Atendendo a pedido seguem as orientações da CGSI/DRAC/SAS/MS para o questionamento:
Equipes da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS)
??As equipes da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) deverão estar vinculadas a uma Unidade Básica de Saúde.
??A equipe será composta de 1 Enfermeiro Supervisor e um mínimo de 4 (quatro) e um máximo de 12 (doze) Agentes Comunitários de Saúde.
??Se a equipe dispuser de 2 enfermeiros o número máximo de ACS será de 24 (vinte e quatro). Não existe limite no número de enfermeiros.
??A Carga Horária Semanal do Enfermeiro Supervisor de dos ACS será de 40 horas.
??Cada ACS deve ser responsável por uma população de até 750 pessoas.
??A unidade onde a equipe ESF se acha inserida deverá incluir o serviço 102 – Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde, nas Classificações correspondentes as suas atividades (001 – EACS; 002 – EACS com Saúde Bucal M1; 003 – EACS com Saúde Bucal M2).
? As equipes 10 - EACSSB_M1 e 11 - EACSSB_M2 não poderão ser incluídas. Só será permitida apenas a alteração das equipes existentes 02 - ESFSB MI ou 03 - ESFSB MII já cadastradas na base local do SCNES;
? As equipes 10 - EACSSB_M1 e 11 - EACSSB_M2 só poderão ser alteradas para 04 –EACS ou 10 - EACSSB_M1 ou 11 - EACSSB_M2;
? Para informar os Serviços 102/002 e 102/003 é obrigatório informar a equipe 10 – EACSSB MI e 11 - EACSSSB MII respectivamente;
? As equipes 10 – EACSSB MI e 11 - EACSSSB MII deverão herdar o cadastramento de Segmentos Territoriais, Áreas e Microáreas das equipes ESF’s;
? A vinculação dos CBO´s citados acima para EACSSB_M1 e EACSSB_M2 só poderão ocorrer se os referidos CBO´s já estiverem cadastrados no cadastro de profissional;
? Os CBO´s de Saúde Bucal só poderão estar vinculados a uma equipe EACSSB_M1 ou EACSSB_M2;
? Para estas equipes não será admitida a alteração para outros tipos de equipes que não sejam dentro das opções: 04 –EACS ou 10 - EACSSB_M1 ou 11 - EACSSB_M2; Caso um destes tipos de equipes seja transformado em uma equipe ESF, deverá ser providenciada a desativação desta equipe e inclusão de uma nova, em conformidade com as críticas determinadas para o referido tipo de equipe escolhido.
Atenciosamente,
Luanna Costa
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS
Acesse a Wiki CNES disponível no site: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.ph ... _principal
Consultora técnica
CGSI/DRAC/SAS/MS
Acesse a Wiki CNES disponível no site: https://wiki.saude.gov.br/cnes/index.ph ... _principal
- Carlos7L
- Membro Avançado

Obrigado Luana pelas orientações, esclareceu bastante as dúvidas.
Ainda ficaram algumas dúvidas: A mesma área onde estava cadastrada uma EACS desativada ficará disponível para cadastrar um nova ESF? Por exemplo na área código 0001 estava cadastrada uma equipe do tipo EACS que foi desativada e nessa mesma área será cadastrada uma nova equipe do tipo ESF, essa área continuará disponível com o código 0001 ou será necessário criar uma nova área que virá com um novo código?
E a outra dúvida é quando desativar uma equipe, como ficam os profissionais? Eles devem ser desvinculados da equipe antes da desativação ou pode desativar com eles cadastrados e depois será permitido incluir esses profissionais numa nova equipe?
RESPOSTAS:
A mesma área onde estava cadastrada uma EACS desativada ficará disponível para cadastrar um nova ESF? Não. Deverá ser cadastrada uma nova área. Quando uma equipe é desativada não se reaproveita o código de área da equipe.
E a outra dúvida é quando desativar uma equipe, como ficam os profissionais? Eles devem ser desvinculados da equipe antes da desativação ou pode desativar com eles cadastrados e depois será permitido incluir esses profissionais numa nova equipe? Sim, os profissionais deverão ser desligados da equipe. Feito isto é necessário exportar, aguarde para incluir a nova equipe aproximadamente 2 dias.
Ainda ficaram algumas dúvidas: A mesma área onde estava cadastrada uma EACS desativada ficará disponível para cadastrar um nova ESF? Por exemplo na área código 0001 estava cadastrada uma equipe do tipo EACS que foi desativada e nessa mesma área será cadastrada uma nova equipe do tipo ESF, essa área continuará disponível com o código 0001 ou será necessário criar uma nova área que virá com um novo código?
E a outra dúvida é quando desativar uma equipe, como ficam os profissionais? Eles devem ser desvinculados da equipe antes da desativação ou pode desativar com eles cadastrados e depois será permitido incluir esses profissionais numa nova equipe?
RESPOSTAS:
A mesma área onde estava cadastrada uma EACS desativada ficará disponível para cadastrar um nova ESF? Não. Deverá ser cadastrada uma nova área. Quando uma equipe é desativada não se reaproveita o código de área da equipe.
E a outra dúvida é quando desativar uma equipe, como ficam os profissionais? Eles devem ser desvinculados da equipe antes da desativação ou pode desativar com eles cadastrados e depois será permitido incluir esses profissionais numa nova equipe? Sim, os profissionais deverão ser desligados da equipe. Feito isto é necessário exportar, aguarde para incluir a nova equipe aproximadamente 2 dias.
- Carlos7L
- Membro Avançado

Fiz uns testes aqui instalando o SCNES em outra máquina consegui resposta para as minhas dúvidas acima. Antes de desativar a equipe o sistema pede para desvincular os profissionais.
Quanto a área da EACS desativada, ela não fica disponível para cadastrar uma ESF nessa mesma área.
Gostaria de saber se após desativar uma equipe, esta poderia também ser excluída para utilizar sua área no cadastro de uma nova equipe. Faço este questionamento por causa da dificuldade da contratação do profisisonal médico e por isso alguns ESF são tranformadas para EACS temporariamente e a cada vez que estas áreas voltarem a ser ESF vamos ter que criar uma nova área e ficar no cadastro com várias áreas desativadas?
Quanto a área da EACS desativada, ela não fica disponível para cadastrar uma ESF nessa mesma área.
Gostaria de saber se após desativar uma equipe, esta poderia também ser excluída para utilizar sua área no cadastro de uma nova equipe. Faço este questionamento por causa da dificuldade da contratação do profisisonal médico e por isso alguns ESF são tranformadas para EACS temporariamente e a cada vez que estas áreas voltarem a ser ESF vamos ter que criar uma nova área e ficar no cadastro com várias áreas desativadas?
-
marcelus36
- Membro Avançado

Eu já fiz isso , por falta de médico transformei uma ESF em EACS, e quando conseguimos o profissional eu mudei novamente para ESF, sem problemas .
Porém eu tinha uma ESFSB_M2 e por falta de profissional THD mudei pra ESFSB_M1 , na minha base de CNES ficou tudo bem sem inconsistencia , porém o PAB variavel de saúde bucal não veio dessa Equipe que havia sido mudada , a informação que me passaram na Regional do meu Estado é que eu não poderia fazer essa alteração sem antes montar um processo e enviar a Regional .Então eu digo de nada me andianta ter a base do CNES consistido e não vir a verba dessa equipe .
Porém eu tinha uma ESFSB_M2 e por falta de profissional THD mudei pra ESFSB_M1 , na minha base de CNES ficou tudo bem sem inconsistencia , porém o PAB variavel de saúde bucal não veio dessa Equipe que havia sido mudada , a informação que me passaram na Regional do meu Estado é que eu não poderia fazer essa alteração sem antes montar um processo e enviar a Regional .Então eu digo de nada me andianta ter a base do CNES consistido e não vir a verba dessa equipe .
A área onde estava a equipe que foi desativada deverá ser excluida ou deve continuar no cadastro?
Tania
SMS Sete Lagoas/MG
Tania
SMS Sete Lagoas/MG
- lrmelo_rgt
- Membro Avançado

Luanna
Há uma equipe 10-EACSSB_M1 no município de Registro/SP que foi desativada. Agora querem reativa-la, porém sem SB, portanto ficaria como 4-EACS, ok!
Reativei a equipe no SCNES, e tente alterá-la para 4 - EACS, mas o sistema diz que não é permitido!!
na orientação que vc postou diz que é assim
"As equipes 10 - EACSSB_M1 e 11 - EACSSB_M2 só poderão ser alteradas para 04 –EACS ou 10 - EACSSB_M1 ou 11 - EACSSB_M2;"
vc pode me ajudar?
obrigada
Luciana
Há uma equipe 10-EACSSB_M1 no município de Registro/SP que foi desativada. Agora querem reativa-la, porém sem SB, portanto ficaria como 4-EACS, ok!
Reativei a equipe no SCNES, e tente alterá-la para 4 - EACS, mas o sistema diz que não é permitido!!
na orientação que vc postou diz que é assim
"As equipes 10 - EACSSB_M1 e 11 - EACSSB_M2 só poderão ser alteradas para 04 –EACS ou 10 - EACSSB_M1 ou 11 - EACSSB_M2;"
vc pode me ajudar?
obrigada
Luciana
Luciana Regina de Melo
Gestora de Informação em Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Registro/SP
Gestora de Informação em Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Registro/SP